Doris Vasconcellos-Bernstein
Page d’Accueil Le Programme Pédagogie Atout Témoignages Articles L'enseignante Email
Brazilian flag

ΨΣ Approche Psychosomatique

Doris Vasconcellos-Bernstein

Dra. Doris Vasconcellos-Bernstein

Photo of Doris Vasconcellos-Bernstein
 

Professora no Instituto de Psicologia da Universidade Paris Descartes (França) onde defendeu a primeira tese francesa sobre a psicologia dos pacientes VIH positivos em 1992, e obteve a Especialização em Testes Projetivos Rorschach e TAT em 1988.

A Prof° Doris criou e dirigiu o Diploma Universitário de Psicossomática na Universidade Paris Descartes na França (de 2000 até 2012), dedicado à Formação Continuada dos profissionais da área da saúde.

Ela foi membro do Conselho Pedagógico do Diploma Universitário para formar Conselheiros em Saúde Sexual da Cátedra UNESCO Santé Sexuelle et Droits Humains onde fazia um curso sobre Os conceitos da Identidade de Gênero na Faculdade de Medicina da Universidade Paris Diderot (de 2006 à 2014), sendo diplomada em Estudos de Sexologia pela Société Française de Sexologie Clinique. Atualmente ela dirige a Formação Continuada em Psicossomática na École de Psychologues Praticiens do Instituto Católico de Paris onde também ministra dois outros cursos de Formação Continuada: Aperfeiçoamento da Conduta da Entrevista Clínica e Psicopatologia da Vida Sexual para profissionais da área da saúde.

De 1989 até 2007, a Prof° Doris exerceu também como psicoterapeuta no Centre de Psychosomatique Pierre Marty em Paris tratando pacientes adultos atingidos por doenças crônicas como câncer, diabetes, VIH, herpes, etc. Também atendeu em terapia conjunta pais-bebê muitos casos de crianças apresentado distúrbios somáticos diversos, não somente perturbações do sono, asma e doenças dermatológicas, mas também malformações congênitas e doenças metabólicas. Desde 2011 ela é membro do

Desde 2011 ela é membro do Laboratório de Psicologia da University of South Florida.

A Prof° Doris apresentou o resultado de suas pesquisas financiadas pela Agence Nationale de Recherches sur le Sida, pelo Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale e pelo CNPq em inúmeros congressos internacionais, e publicou vários artigos em revistas especializadas na França, no Canadá e no Brasil. Alguns de seus artigos em português estão disponíveis pela internet:

Giami A., Vasconcellos-Bernstein D. Coleta de esperma infértil em laboratório: prática médica ou sexual?. Physis [online]. 2013, vol.23, n.4, pp. 1317-1338. http://www.scielo.br/pdf/physis/v23n4/15.pdf

Maiffret A., Vasconcellos-Bernstein D. Coming out: realidade social e conflito psíquico dos homossexuais. Diaphora (on line) 2013. 13 (1): 9-16 http://www.sprgs.org.br/diaphora/ojs/index.php/diaphora/article/view/80/80

Por iniciativa da PUC-Rio a Prof° Doris estará ministrando um curso, inteiramente on line e em português, para os profissionais da saúde de todo o Brasil. Olhe este vídeo de apresentação deste curso no site da PUC-Rio:

Psicopatologia da Sexualidade Humana para profissionais da saúde

A Dra Doris traduziu ou supervisionou a tradução dos seguintes livros de psicologia para a Editora Artes Médicas:

O anjo e a fera de Alain Giami (2004)
Quatorze enfoques da psicopatologia de Serban Ionescu (1997)
As enfermeiras face à AIDS de Alain Giami (1997)
Sobrevivendo de Bruno Bettelheim (1989)
Novos fundamentos para a metapsicologia de Jean Laplanche, (1988)
O corpo entre biologia e psicanalise de Christophe Dejours, (1988)
As duas arvores do jardim de Janine Chasseguet-Smirgel, (1988)
A dificuldade de viver de Françoise Dolto, (1986)
Esquizofrenia e loucura de Alan Croyden Smith, (1985)
Vida e morte em psicanalise de Jean Laplanche (1985)